sexta-feira, 23 de março de 2012

MOLUSCOS



  • BIVALVO
Os bivalves (ou lamelibrânquios) são moluscos abundantes e diversos, constituídos por duas valvas calcárias que encerram as partes moles. As valvas articulam-se numa charneira que possui, geralmente, dentes, fechando-se devido à acção de dois músculos. A maior parte apresenta simetria bilateral, sendo o plano de simetria correspondente ao plano de separação das valvas. São animais maioritariamente marinhos, bênticos infaunais ou epifaunais, alimentando-se por filtragem (filtram a água que passa através do sifão.
Existem desde o Câmbrico, tendo sofrido uma expansão significativa a partir do Mesozóico. São particularmente abundantes nas unidades do Jurássico e do Cretácico superior do Baixo Mondego.














  • GASTERÓPODO
Os primeiros gastrópodes (eg. ChippewaellaStrepsodiscus) surgiram em ambiente marinho, no Câmbrico superior e diversificaram-se rapidamente. No Ordovícico o grupo estava já presente numa grande variedade de ambientes aquáticos, incluindo de água salobra e doce, mas ao longo de todo o Paleozóico a classe dominante de moluscos foram os bivalves.
O primeiro exemplo de gastrópode terrestre (Maturipupa) surge em níveis de carvão do Carbónico da Europa, mas até ao Mesozóico estas formas são raras. O género Helix, que inclui as espécies mais familiares de caracol durante o Cretácico.
No início do Cenozóico, marcada pelo evento KT, os gastrópodes tornam-se muito abundantes e mais diversificados, com todos os grupos actuais já individualizados.

  • CEFALÓPODO 
Os Cefalópodes (Cephalopoda, do grego kephale, cabeça + pous, podos, pé) são a classe de moluscos marinhos a que pertencem ospolvos, as lulas e os chocos. Os cefalópodes, que estão entre os invertebrados mais inteligentes e mais rápidos, apresentam o corpo dividido em cabeça, massa visceral e tentáculos.
Os cefalópodes apresentam um corpo com simetria bilateral, uma cabeça e olhos bem desenvolvidos, a boca redonda de um bico quitinoso e rodeada por braços e tentáculos, é também na boca que existe a característica mais marcante dos moluscos, a rádula (espécie de lixa).
São animais extremamente rápidos, tendo desenvolvido um sistema de propulsão na forma de trapézio (jato-propulsão), que é uma modificação do pé dos restantes moluscos, que lhes dá grande agilidade. A pele contém célulaspigmentadas, chamadas cromatóforos, que mudam de cor para efeitos de comunicação e camuflagem; esta mudança de cores é dada por ações nervosas diretas. Os estatocistos são os órgãos de equilíbrio.
concha está ausente nos polvos, é interna nos chocos e lulas e é externa no nautilus. No argonauta fêmea em época de reprodução é secretada uma concha externa. As lulas e polvos apresentam a chamada "glândula de tinta". Quando o animal é atacado, ele elimina o conteúdo preto da glândula, que o envolve em uma nuvem escura e lhe permite fugir do inimigo. Essa tinta é o famoso nanquim utilizado por pintores orientais.
Conhecem-se cerca de 800 espécies atuais de cefalópodes e duas importantes sub-classes de cefalópodes fósseis, incluindo os amonóidesdesaparecidos na extinção K-T.
Os sexos são separados; A fecundação é externa, sendo por alguns considerada interna, por ocorrer dentro da cavidade do manto, ou cavidade palial, da fêmea. O desenvolvimento é direto; Estes animais geralmente se reproduzem apenas uma vez na vida, morrendo após a fecundação, e em outras espécies a fêmea protege os ovos sem se alimentar e morre logo após o nascimento dos filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário